Palestras 2016

 "Com quem estamos falando , criando, indo além".

 

AUTODESTRUIÇÃO E AUTOPOIESE

Por Alda Maria Abreu

Performer/dançarina/atriz, pesquisadora e arte-educadora brasileira, nascida em Salvador - Bahia. Atualmente desenvolve suas atividades e pesquisas artísticas e acadêmicas em São Paulo/SP - Brasil. Doutoranda em Psicologia Clínica (ingresso em 2015) e Mestre em Psicologia Clínica (2012) pelo Núcleo de Estudos da Subjetividade da PUC/SP. Bacharel em Artes Cênicas (2007) pela Universidade Estadual de Campinas. Suas linhas de pesquisa são: Estudos da Performance, Interpretação teatral, Dança Contemporânea, Psicologia Clínica e Filosofia.

 

EXPERIÊNCIA PLURAL E SINGULAR EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Por José Cavalhero

Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1990). Mestrado em andamento em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Atuou como professor e como coordenador pedagógico do Instituto Rodrigo Mendes - artes visuais e inclusão. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arte educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva; formação continuada de professores do ensino formal e não formal; coordenação de projetos educativos, sociais e culturais.

 

POTÊNCIAS DA FRAGILIDADE: SÓ UM CORPO VIVO SOBREVIVE  (DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE TATIANA GRINFELD)

Por Fanny Feigenson

Professora Doutora pela USP, na área de Poéticas Visuais, ECA. Desde 1975 é professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie, nas áreas de Arquitetura, Desingn e Publicidade. Atualmente dá curso de Desenho na Faculdade de Arquitetura na mesma universidade. Pós graduada em pós doc no grupo de Subjetividade do curso de pós graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP, sob orientação da Profa. Dra Suely Rolnik. Foi uma das criadoras do grupo Casa Blindade que atouou com intervenções urbanas na cidade de São Paulo do ano de 2000 a 2006. Entre várias exposições no Brasil e Alemanha, ganhou um prêmio na Bienal da Sérvia em 2004, com um vídeo que questiona a Morte. Participou no mesmo ano da Arco, Madri, pela galeria Valu .