Fator Humano: Para uma intervenção geral

A proposta consiste em uma reflexão e uma proposta para uma NOVA atuação profissional, diferenciada e mais eficaz.

Compreende um constante questionamento de nossas atitudes; um reconhecimento de nossas dificuldades - quais são e como suspendê-las; um estudo da técnica ininterrupto; e resulta em transformações na forma de se relacionar com os pares e agir no trabalho, como fonte para a melhoria da qualidade deste.

Objetivos:

Desenvolver habilidades interpessoais que disponibilizem relações positivas no trabalho, em busca da otimização pessoal e profissional, considerando otimização como a produção de uma 'NOVAmente', capaz de enfrentar as dificuldades atuais, superar os obstáculos e ampliar o potencial do indivíduo.

Justificativa:

Os graves problemas que atingem nossa vida pessoal e adoecem a sociedade apresentam inédita complexidade, com consequências ainda desconhecidas.

Os fanatismos, os racismos, a desorientação espiritual, familiar e intelectual, o despreparo diante da demanda profissional, a violência generalizada, o crescente desenvolvimento da tecnologia, a liberação dos comportamentos, as invejas despropositadas, os recalques de toda ordem. Tudo é muito perturbador.

Não é possível para nenhum profissional, que pretenda manter a qualidade de seu trabalho, lidar com estes fatores sem se estressar ou debilitar sua capacidade produtiva.

A consequência imediata, inevitavelmente, afeta as relações de trabalho, impossibilitando o desenvolvimento lógico e adequado para um trabalho com máxima qualidade. Os recalques individuais vão emperrando o bom funcionamento das equipes.

Para tentar solucionar estes entraves da comunicação, foi desenvolvido este projeto.

Tópicos de Abordagem*:

* Através de textos com base na Teoria Psicanalítica.

- A psicopatologia do trabalho: O trabalho como lugar de sentido.

- A empresa como uma 'nova família'.

- Dos entraves da comunicação ao vínculo abstraído.

- A posição de neutralidade para uma interação de grupo eficaz.

- O desejo de extinção: Motivação versus Desejo versus Capacidade.

- Disponibilizando o trabalho em equipes. A 'Inveja' construtiva.

- Vida pessoal e vida profissional. São duas?

- A inadimplência dos recrutadores, selecionadores e treinadores.

- Tópicos do recalque. Família, Religião, Sociedade, como forças repressoras.

A metodologia aplicada, os recursos, o tempo de duração, e o investimento para execução deste rabalho são semelhantes aos tópicos descritos na ação específica para Cargos de Liderança