A Angústia na Busca de Emprego

Desde Freud sabe-se que o ser humano é basicamente um ser constituído pelo OUTRO. Qual o meu lugar no desejo do outro(?) é, portanto, uma das perguntas fundamentais na constituição do ser. Desde que nascemos, tudo que fazemos recebe a aprovação ou a rejeição de alguém e, na infância, a opinião daqueles dos quais dependemos para viver é essencial.
Principalmente nesta fase, para obtermos qualquer forma de prazer, dependemos da aceitação deste OUTRO. Assim vamos nos constituindo e essa dependência nunca se desfaz totalmente.

Leia mais: A Angústia na Busca de Emprego

Sucesso também é Perda

Sucesso, como se sabe, não é só possuir grandes finanças. Falo de ascendência ao desejo, quando alguém alardeia por conseguir o que desejava. Há também perda ao atingir este sucesso, portanto, prepare-se!

Leia mais: Sucesso também é Perda

O Adulto Trabalha como a Criança Brincava

O que a psicanálise pode oferecer para as empresas se ela propõe que a melhoria das relações e da qualidade de vida dos funcionários depende de um trabalho de autoconhecimento?

A sua função, como única intervenção possível na cultura, é propiciar a reflexão sobre temas fundamentais que não são postos em discussão em outras abordagens teóricas e práticas. Uma vez que os indivíduos coloquem em discussão nas suas vidas o que realmente pode ser a única forma abrangente de transformação, a ilusão da busca por transformações fáceis, rápidas e milagrosas diminui, possibilitando que um número maior de pessoas passe a refletir e a mudar os seus comportamentos a partir destas reflexões.

Leia mais: O Adulto Trabalha como a Criança Brincava

'Estranhos Fantasmas' nas Empresas

- Da função possível para a Psicanálise nas empresas. -

Tudo que aprendemos na infância, de certo e de errado, está em nós, fazendo de cada UM vários ao mesmo tempo. Como se relacionar bem com o outro sem sequer se saber quem é? O primeiro estranho a me causar problemas de relacionamento é, antes de qualquer coisa, 'O ESTRANHO EM MIM'.

Leia mais: 'Estranhos Fantasmas' nas Empresas